Notícia

SEMINÁRIO SOBRE SEGUROS E FUNDOS DE PENSÕES

ARSEG forma jornalistas sobre os princípios de seguros e fundos de pensões.

 

A Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros promoveu, nesta quinta-feira, 21 de Abril, um seminário sobre Seguros e Fundos de Pensões, dirigida aos Jornalistas pertencentes à Associação de Jornalistas Económicos de Angola (AJECO).

 

Na ocasião, o PCA da ARSEG, Elmer Serrão, enalteceu a importância da actividade e assegurou que os conceitos e fundamentos abordados possibilitarão aos profissionais de comunicação uma melhor compreensão das dinâmicas e os fenómenos que ocorrem na indústria segurador.

 

“Os jornalistas desempenham um papel importante na disseminação de informação sobre seguros e fundos de pensões e a formação desta classe é, pois, uma acção com efeito multiplicador, uma vez que, ao adquirirem estas ferramentas, vão sistematizar, descrever, analisar e interpretar de forma mais rigorosa o papel da ARSEG”, disse.

 

Elmer Serrão, declarou ainda que o sistema de poupança nacional é um instrumento importante para poder capitalizar e proporcionar desenvolvimento económico, partindo da base que as seguradoras e os fundos de pensões são instrumentos de captação de aforros.

 

“Os mesmos têm um ciclo económico diferente do normal, tornando-os assim os investidores por excelência do mercado de capitais. São designados assim os investidores qualificados, os investidores institucionais”, concluiu.

 

Ao fazer a abertura do evento, o PCA da AJECO, João Joaquim defendeu a importância do mercado segurador na economia nacional, destacando que este deve merecer um olhar atento por parte da classe.

 

“Assim como nos focamos no mercado petrolífero ou diamantífero, por se tratar de um segmento que abarca e deve estar presente como suporte de toda actividade económica e social do país, devemos a mesma atenção ao mercado segurador”.

 

O responsável, salientou igualmente, que os jornalistas podem desempenhar também um papel crucial na educação da população e influenciar de forma positiva para a necessidade de adesão aos múltiplos sistemas no ramo de seguros.

 

Durante a formação, os prelectores, Silvano Adriano, Director do Gabinete de Estudos e Planeamento Estratégico e Jesus Teixeira, Assessor do Conselho de Administração da ARSEG ambos da ARSEG falaram sobre Noções sobre Seguros, Mediação de Seguros e Fundos de Pensões.

 

A acção formativa, que decorreu no auditório do Edifício IMOB Business Tower, em Luanda, enquadra-se no âmbito do Programa de Educação Financeira da ARSEG e tem como objectivo dotar os jornalistas económicos sobre matérias do mercado segurador nacional.

 

A Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros, abreviadamente designada por ARSEG, é o órgão especializado ao qual incumbe a regulação, supervisão e acompanhamento da actividade seguradora, resseguradora, de fundos de pensões e mediação de seguro e resseguro.

 

Já a AJECO foi criada a 12 de Agosto de 1996, com o objectivo de incentivar e apoiar o exercício de um jornalismo económico de excelência.

 

 “ARSEG - Supervisão Credível, Protecção Garantida, Angola Segura. “

AGÊNCIA ANGOLANA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DE SEGUROS, em Luanda, aos 21 de Abril de 2022.

 

CONTACTOS

Telefone: 222 760 130

Correio electrónico: geral@arseg.ao

Web:www.arseg.ao

21/04/2022