Notícia

Procedimentos na regularização dos processos de reclamações ao abrigo do Aviso 1/15.

 

A Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), realizou nesta terça-feira dia 25 de Abril, às 09h, via zoom meetings, um webinar subordinado ao tema: “Procedimentos na regularização dos processos de reclamações ao abrigo do Aviso n.º 1/15”.

O evento, dirigido às entidades supervisionadas, nomeadamente às direcções de sinistros, centros de reclamações, provedores do cliente, áreas comerciais, front office e mediadores, aflorou a supervisão comportamental, assegurando que sejam respeitados os princípios de transparência, disciplina, respeito, honestidade e integridade no tratamento de reclamações apresentadas pelos tomadores de seguros, segurados, beneficiários e terceiros lesados.

A abordagem apreciou, fundamentalmente os objectivos do Aviso n.º 1/15, que garante a uniformização dos actos a serem observados no tratamento das reclamações, independentemente do modelo organizacional adoptado pelas seguradoras ou sociedades gestoras de fundos de pensões.

O número de reclamações que chegam ao domínio da ARSEG, bem como, o grau de inconformidades detectadas nos processos de reclamações, resultaram em recomendações contundentes neste workshop, tendo o Regulador orientado às entidades supervisionadas que assegurem que os funcionários afectos aos Centros de Reclamações, tenham domínio da actividade de seguros e de fundos de pensões, que garantam a ampla divulgação da existência dos Centros de Reclamações e Provedor de Cliente e certifiquem-se que todos os clientes conheçam a importância do Provedor do Cliente e Centro de Reclamações, sua localização e contactos.

É responsabilidade dos Centros de Reclamações e do provedor do Cliente, garantir que a informação prestada aos clientes seja tempestiva, exacta, objectiva, completa e clara. Para o efeito, devem cumprir com os prazos a observar na gestão das reclamações, observar os prazos de reporte dos relatórios de reclamações nos termos dos Avisos n.º 1/20 de 27 de Novembro e n.º 01/21 de 05 de Janeiro, ambos, sobre as condições de prestação de informações obrigatórias e periódicas (IOP), bem como, pautarem-se por uma comunicação assertiva.

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“ARSEG - Supervisão Credível, Protecção Garantida, Angola Segura“

AGÊNCIA ANGOLANA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DE SEGUROS, em Luanda, aos 26 de Maio de 2021.

27/05/2021