Notícia

COMUNICADO DE IMPRENSA - Participação da ARSEG na 38ª Assembleia Geral Anual da AFRICA RE

Terminou, hoje, dia 16 de Junho, em Kigali, capital do Ruanda, a 38ª Assembleia Geral Anual da AFRICA RE, a resseguradora pan-africana. Angola, que é um dos 41 accionistas desta instituição financeira, participou no evento com uma delegação chefiada pelo Dr. Aguinaldo Jaime, Presidente do Conselho de Administração da ARSEG e Administrador Suplente da AFRICA RE, e integrada pelo Dr. Jesus Teixeira, Secretário Executivo do FGA - Fundo de Garantia Automóvel, e pelo Dr. José Banza, Técnico Superior do FGA.

A Assembleia Geral discutiu e aprovou as emendas ao Acordo Constitutivo da AFRICA RE; o Relatório e Contas do exercício de 2015, que apurou o resultado líquido positivo de USD 103.645.120,00; e analisou os desafios económicos e financeiros do mercado de resseguros no continente africano, bem como as medidas de consolidação que a AFRICA RE está a tomar, para mitigar a exposição aos riscos a que a instituição está sujeita, num continente em que se registam alguns focos de instabilidade política, económica e financeira.

Aguinaldo Jaime declarou, no final dos trabalhos: “Os resultados do exercício de 2015 são positivos, apesar de uma boa parte dos activos da AFRICA RE estarem expressos em Naira, a moeda da Nigéria, que está sob forte pressão no mercado de câmbios, e as contas serem denominadas em dólares. Mesmo operando num ambiente económico adverso, decorrente da crise económica e financeira que assola a Nigéria, país que alberga a sede da AFRICA RE, e outros países africanos, onde estão sediadas as delegações regionais da AFRICA RE, a Agência de Rating “A. M. Best” elevou o rating da AFRICA RE para “A-“, evoluindo de estável para positivo, o que traduz o reconhecimento da robustez financeira da AFRICA RE e do seu bom desempenho operacional.”

Aguinaldo Jaime referiu ainda ter analisado com a AFRICA RE as tendências do mercado internacional e africano de resseguro e o reforço da cooperação da AFRICA RE com a ARSEG, face à iminente criação da resseguradora angolana, a ANGO RE.

À margem da Assembleia Anual, a AFRICA RE organizou um Simpósio Internacional, para comemorar o 40º aniversário da instituição, em que foram discutidos três temas, a saber: I - Liderança em África, Sustentabilidade, Governança e Soluções Endógenas Inovadoras; II – O Seguro e o Resseguro em África, Canais de Distribuição, Tecnologia e Regulação; e III – Estratégias Vencedoras no Contexto Africano.

De recordar que a AFRICA RE foi fundada em 1976, em Yaoundé, Camarões, por 36 plenipotenciários africanos, em representação da então Organização da Unidade Africana, hoje União Africana, e pelo BAD – Banco Africano de Desenvolvimento, com o objectivo de reduzir a saída de capitais em moeda externa, de África para outros continentes, retendo em África uma substancial percentagem dos prémios de resseguro gerados nas economias africanas.

A AFRICA RE tem a sua sede em Lagos e possui escritórios regionais em Abidjan, Cairo, Casablanca, Ebene (Ilhas Maurícias), Joanesburgo e Nairobi.

23/06/2016