Segunda, 24 de Abril de 2017,
   
TEXT_SIZE

Procurar

Estudo sobre o Sector Segurador e dos Fundos de Pensões em Angola

A ARSEG (Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros) e a PwC, apresentaram, em parceria, o seu mais recente estudo sobre o sector segurador e dos fundos de pensões em Angola, no dia 8 de Abril, no Hotel Epic Sana, em Luanda.

A ARSEG, em parceria com a PwC, apresentou no passado dia 8 de Abril o seu mais recente estudo sobre o sector de seguros e fundos de pensões em Angola, relativo aos anos de 2011, 2012 e 2013, onde se descreve a evolução económica, financeira e patrimonial do sector, bem como o seu enquadramento na conjuntura económica e financeira nacional e internacional.

Este estudo sectorial é uma importante ferramenta de avaliação do estádio de evolução da indústria seguradora e dos fundos de pensões em Angola, não só numa perpectiva quantitativa, como também qualitativa. Para além de incluir informação financeira, tendo por referência a data de 31 de Dezembro de 2013 e períodos comparativos de 2012 e 2011, este estudo engloba um conjunto de entrevistas aos diversos operadores, os quais aportaram os seus pontos de vista sobre várias matérias ligadas à indústria seguradora e dos fundos de pensões.

Através da auscultação dos diversos operadores de mercado foi possível identificar áreas de intervenção e de discussão com vista à prossecução de iniciativas que melhorem o normal funcionamento do mesmo. Foram vários os desafios identificados pelos operadores, nomeadamente, a necessidade de sensibilização da sociedade Angolana para uma cultura de seguros e de poupança, que permita incrementar o peso relativo dos seguros e dos fundos de pensões no PIB através da taxa de penetração, a alteração de legislação regulatória e fiscal, a captação, formação e retenção de recursos humanos qualificados e o desenvolvimento dos canais de distribuição, nomeadamente a bancassurance entre outros, num contexto de um mercado diversificado, que combina alguma maturidade e solidez, com juventude e volatilidade.

Para mais detalhes sobre o referido Estudo do Mercado, convidamos a todos os parceiros, colaboradores e aos demais destintos stakeholders do mercado, a consultarem os links que se seguem a baixo.

Estudo sobre o Sector Segurador e dos Fundos de Pensões em Angola 2011-2013 – Parte I

Estudo sobre o Sector Segurador e dos Fundos de Pensões em Angola 2011-2013 – Parte II

Subscrição de Revista







Área de Login