Prezados Internautas,

 

Sejam bem-vindos ao portal da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros - ARSEG.

 

O presente portal insere-se no nosso compromisso e esforço contínuo de divulgação das actividades e matérias relacionadas com a ARSEG, bem como de publicitação de informação relevante sobre o mercado de seguros e de fundos de pensões, em Angola. Trata-se de uma ferramenta que permite a integração desta Agência no actual mundo da Sociedade de Informação e da Governação Electrónica, através do fornecimento tempestivo, aos cidadãos e demais interessados, de informação referente à ARSEG e ao mercado de seguros e de fundos de pensões.

 

A ARSEG é a autoridade nacional, responsável pela regulação, supervisão fiscalização e inspeção da actividade seguradora, resseguradora, dos fundos de pensões e respectivas entidades gestoras, e da mediação e corretagem, e tem por missão definir e fiscalizar o cumprimento de regras para o funcionamento eficiente do sector segurador e de fundos de pensões, em Angola, contribuindo para a sua sustentabilidade e idoneidade, tornando-o capaz de prevenir a ocorrência de riscos sistémicos e de garantir a protecção dos operadores do mercado, dos tomadores dos seguros, segurados, terceiros e beneficiários.

 

A ARSEG rege-se por um conjunto de valores que orientam a sua actividade e a dos seus representantes, de que destacamos: o primado do interesse público; a responsabilidade, imparcialidade, integridade, transparência, ética e o profissionalismo; a pro-acção, inovação, eficácia e eficiência; e a responsabilidade social. Com base em tais valores, procuramos exercer a nossa missão tendo em vista o alcance da excelência.

 

Na última década, o sector segurador e de fundos de pensões registou um aumento significativo, quer no tocante à oferta de produtos e serviços, quer referente ao número de entidades licenciadas para operarem no mercado angolano, o que impõe à ARSEG uma nova dinâmica de actuação, face aos desafios da regulação e supervisão deste sector do sistema financeiro angolano.

 

Acresce que os novos princípios e padrões de supervisão de seguros e de fundos de pensões registaram, igualmente, uma grande evolução, obrigando a ARSEG, enquanto regulador e supervisor deste mercado, a adoptar novas metodologias de comunicação e divulgação da informação. É neste quadro que surge o presente portal. 

 

Com este portal, pretendemos garantir um espaço moderno e inovador, para apresentar e divulgar as diversas acções desta Agência, os principais serviços e indicadores, relativos aos seguros e fundos de pensões, e fornecer demais informação relevante, elevando-se, deste modo, os níveis de comunicação e proximidade com os diferentes stakeholders deste mercado.

 

Esperamos que esta ferramenta venha a facilitar a materialização do nosso objectivo de contribuir para uma maior visibilidade e transparência sobre a maneira como conduzimos os destinos da nossa instituição e do mercado.


Naturalmente, estamos receptivos a receber opiniões, críticas e sugestões, que contribuam para uma melhor resposta às reais necessidades e expectativas dos utentes, através dos mecanismos para o efeito disponibilizados neste sítio.


Com os melhores cumprimentos,

 

Aguinaldo Jaime

 

DR. AGUINALDO JAIME

Presidente do Conselho de Administração

da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros